claim

Feijão azuki com cogumelos e espinafres

sábado, abril 14, 2012
O feijão azuki é pequenino, vermelho e tem imensos benefícios. Pode cozinhar-se de muitas formas. Uma das minhas preferidas é mesmo só cozido e depois temperado com azeite. Mas podemos juntar uma massa e fazer uma salada morna, ou fazer uma feijoada! Mas podem ler mais sobre esta pequena leguminosa aqui.



Ingredientes (3 pessoas):

3 chávenas de feijão azuki cozido (deixei em água com uma tira de alga kombu na noite anterior e depois deixei cozer durante cerca de 20 minutos)
2 chávenas de cogumelos (usei brancos) cortados em quartos.
1 cebola picada.
1 dente de alho picado.
1 fio de azeite.
1 tomate sem pele nem sementes, cortado aos pedacinhos.
2 colheres de sopa de molho de soja.
1 chávena de espinafres cortados.
sal e pimenta q.b. 


Como fazer:

Saltear a cebola e o alho no fio de azeite e juntar os cogumelos. (se gostar de picante, esta é a altura certa para adicionar um pouco de malagueta seca). Deixar saltear em lume forte por 1 minuto e depois adicionar o tomate, 1 colher de sopa de molho de soja, reduzir e deixar cozinhar em lume brando durante 5 minutos, com a panela tapada.
Juntar o feijão já cozido, 1 chávena de água (preferencialmente da cozedura do feijão) e o restante molho de soja. Tapar e deixar cozinhar mais 10 minutos.
Retificar os temperos, adicionar os espinafres e deixar cozinhar apenas cerca de 2 minutos. Eu servi com arroz branco.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Experimentei esta receita e gostei muito. Para a próxima tenho de deixar cozer melhor o feijão - erro meu - mas aconselho, fica muito bom! Obrigada

    ResponderEliminar

AddThis