claim

Molho de tomate, quase sem tomate...

domingo, abril 22, 2012
Já todos sabemos que os miúdos têm fases. A minha está na fase de não poder ver um legume à frente (já está nesta fase há algum tempo...). Então é sopinha passada, puré de legumes, enfim... como um dos pratos favoritos é massa com molho de tomate, resolvi enriquecer este molho com legumes. Usei os que tinha em casa na altura, mas já experimentei com outros e fica muito bom também. E no final de contas, não é só a minha filha que gosta...
Podemos fazer este molho com antecedência e guardar no frigorífico. Aguenta bem de um dia para o outro. Na hora da paparoca é só cozer uma massa e aquecer um pouco o molho.


Ingredientes (cerca de 2 chávenas de molho):

1 cenoura cortada em pedacinhos
1/2 chávena de couve flor
1/4 de chávena de aipo picado
1/2 chávena de alho francês picado
1 colher de sopa de azeite
1/2 chávena de polpa de tomate
1/2 a 1 chávena de água ou caldo de legumes (usei caldo da sopa que estava a fazer na altura)
1 colher de chá de açúcar amarelo
1 pitada de malagueta seca
1 folha de louro
1 pitada se sal



Como fazer:

Aquecer o azeite e saltear o aipo e o alho francês por 1 ou 2 minutos. Juntar a cenoura e couve flor e deixar saltear um pouco também.
Juntar o sal, a malagueta, o açúcar, a folha de louro e o tomate e misturar bem. Tapar e deixar cozinhar 2 ou 3 minutos.
Adicionar 1/2 chávena de água e deixar cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. Entretanto, ir verificando se necessita de mais líquido.
No final, retificar os temperos e triturar. Podemos guardar num frasco no frigorífico, depois de arrefecer por completo.

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis