claim

E hoje temos... sushi!

terça-feira, junho 19, 2012
Há muito que queria tentar fazer sushi, mas nunca me tinha atrevido. Uma tolice! Não é nenhuma ciência... Depois de se preparar o arroz, que é a parte mais trabalhosa do processo, o resto é easy peasy! Este vídeo mostra muito bem como se deve fazer o arroz.
O resultado foi muito bom, a repetir e variar. Claro, como não podia deixar de ser, este prato fez-me lembrar a minha irmã M., que é maluquinha por sushi!


Ingredientes (2 pessoas):

1 chávena de arroz de sushi
1,5 chávenas de água
1 tira de alga kombu
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de geleia de arroz (ou 1 colher de sobremesa de açúcar)
1/4 colher de chá de sal
3 folhas de alga nori
6 palitos de cenoura
6 palitos de aipo
6 palitos de cebolinha nova
6 tiras de pimento vermelho
6 colheres de sopa de Pasta de tofu (tofu cozido durante 1 minuto em água a ferver e triturado com 1 colher de sopa de molho de peixe)


Como fazer:

Juntar a água, o arroz e a alga kombu numa panela e levar ao lume. Deixar levantar fervura, reduzir para o mínimo e deixar cozinhar 10 minutos com a panela tapada. No final desse tempo, desligar e deixar repousar outros 10 minutos.
Entretanto, misturar o vinagre de arroz, a geleia de arroz e o sal. Verter o arroz para um recipiente que não seja de metal e ir juntando o preparado anterior, ao mesmo tempo que se vai arrefecendo.
Colocar a alga nori em cima da esteira de bambu, com a parte rugosa para cima e ir colocando o arroz uniformemente, com as mãos humedecidas (mistura de vinagre de arroz e água). Deixar uma tira sem arroz, com cerca de 2 cm, no final da esteira.
Dispor depois os legumes e a pasta de tufu no centro da esteira (2 tiras de cada legume e 2 colheres de sopa de pasta para cada rolo).
Enrolar com a ajuda da esteira e cortar com uma faca molhada.
Acompanhar com molho de soja, gengibre para sushi e wasabi.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis