claim

Risotto branco com pesto de ervilhas e nozes

segunda-feira, junho 18, 2012
O risotto é um prato muito fácil de cozinhar, apesar de requerer atenção constante. Este é um risotto simples, que se pode transformar em vários pratos diferentes. Às vezes acompanhamos com cogumelos assados, outras com legumes grelhados, e sempre sempre com umas raspas de parmesão! Desta vez resolvi fazer um pesto com ervilhas e nozes e não é que liga bem?
Há duas ou três coisas em relação ao risotto que fui aprendendo com o tempo (e com os erros...): nunca apressar o primeiro passo; usar sempre o mesmo vinho que se vai beber depois à refeição e usar sempre parmesão acabado de ralar. Faz toda a diferença.
A receita do risotto é adaptada de um livro do Jamie Oliver e a do pesto é adaptada do "Double Delicious" de Jessica Seinfeld.
Ingredientes (3 pessoas):

Risotto:

1 chávena de arroz de risotto
1 litro de caldo de legumes
1 colher de sopa de azeite
1 noz de manteiga
1 cebola média, finamente picada
1 dente de alho, finamente picado
1 talo de aipo, finamente picado
1 chávena de vinho branco seco
sal e pimenta
80g de parmesão ralado na hora
sumo de meio limão
Pesto:

1 chávena de ervilhas cozidas
1/4 de chávena de parmesão ralado na hora
1/4 de chávena de nozes
1 dente de alho
1/4 de chávena de azeite
1 colher de sopa de água
1 pitada de sal


Como fazer:


Risotto:

Colocar o azeite e metade da manteiga numa panela e juntar a cebola, o alho e o aipo e deixar refogar lentamente, durante uns 10 minutos, sem deixar ganhar cor.
Colocar o arroz e mexer bem, deixando fritar lentamente durante cerca de 1 minuto. Juntar o vinho branco e continuar a mexer.
Depois de o vinho se ter embebido no arroz, juntar uma pitada de sal e uma concha de caldo de legumes (que deve estar quente). Baixar o lume para o arroz não cozer demasiado rápido. Ir deitando conchas de caldo e mexendo, deixando sempre que o caldo seja absorvido antes de juntar a próxima concha. Isto deve demorar cerca de 15 minutos. Verificar se o arroz está cozido. Se não, continuar a deitar caldo. Se acabar o caldo, pode juntar água a ferver.
Retirar do lume e juntar a outra metade da menteiga, o parmesão, o sumo de meio limão e retificar os temperos. Tapar a panela e deixar repousar 2 minutos. Servir de imediato.


Pesto:

Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar tudo.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis