claim

Salada de quinoa e abóbora assada • Quinoa and roasted pumpkin salad

domingo, fevereiro 08, 2015
{Scroll down for English version}
Hoje a cozinha é inundada pelo aroma doce dos vegetais no forno. Em menos de nada se preparam a abóbora menina e a beterraba, salpicadas com ervas e um generoso fio de azeite. A simplicidade dos vegetais assados que casam na perfeição com uns grãos de quinoa vermelha fazem uma salada leve mas aconchegante.
Os legumes chegam quinzenalmente na caixa de cartão, entregues com o sorriso típico de quem tem orgulho no que a terra produz. Um vislumbre ao que lá vem encerra promessas de refeições variadas e sazonais. Depois de eleger a estrela do prato percorrem-se ideias armazenadas de tantos livros e revistas visitados. Uma dessas antigas de um Chef descomplicado surge logo na minha mente para fazer brilhar esta abóbora menina. Com algumas alterações/ adições fruto do que a despensa guarda nasce esta salada que se faz em camadas de cor, sabor e texturas aconchegantes. Um acompanhamento perfeito para um peixe grelhado ou feita refeição com um ovo escalfado no topo.




Receita adaptada de Jamie Oliver
Ingredientes (serve 4, como acompanhamento)
1 abóbora menina cortada em fatias finas
1 beterraba cortada em gomos
1 malagueta verde finamente picada
1 colher de sobremesa de tomilho seco
1 colher de café de sal grosso
3 colheres de sopa de azeite
1 chávena de quinoa cozida
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de queijo feta grosseiramente partido (opcional)

Como fazer:
1- Para a quinoa cozida colocar 1/2 chávena de quinoa (previamente passada por água corrente) numa panela pequena, com uma pitada de sal e 1 chávena de água. Deixar levantar fervura, reduzir a chama e deixar cozinhar durante 10 minutos com a panela tapada. Apagar o fogão e deixar repousar durante mais 10 minutos. Soltar os grãos da quinoa com um garfo e reservar.
2- Num recipiente de forno colocar a abóbora, beterraba, malagueta, tomilho, sal e azeite e envolver tudo. Levar ao forno pré aquecido a 180°C durante cerca de 40 min ou até os vegetais estarem macios.
3- Adicionar a quinoa aos vegetais assados, regar com o sumo de limão e envolver. Salpicar com as sementes de abóbora e o queijo feta.
{In English}
Today the kitchen is filled with the sweet aroma of roasted veggies. It takes just a while to prepare the butternut squash and the beetroot, sprinkling them with herbs and a good drizzle of olive oil. The simplicity of the roasted vegetables pairs perfectly with the red quinoa grains and births this light yet comforting salad. 
The vegetables come every other week in a box delivered with the warmest smile. A quick look on what's in it promises diverse and seasonal meals. After choosing the pumpkin as the star of the dish my mind goes over the many recipes seen in magazines or books and sticks to one from an easy going Chef. With some changes due to what the pantry holds, this salad is constructed in layers of warm colours, flavours and textures. A perfect side for a grilled fish or as complete meal topped up with a poached egg. 

Recipe adapted from Jamie Oliver
Ingredients (serves 4, as side dish)
1 butternut squash, sliced
1 beetroot cut in wedges
1 green chili thinly sliced 
1 tsp dried thyme
1/2 tsp coarse salt
3 tbsp olive oil
1 cup cooked quinoa 
juice of 1/2 lemon
1 tbsp pumpkin seeds
1 tbsp feta cheese coarsely crumbled (optional)

How to prepare:
1- To cook the quinoa: bring 1/2 cup quinoa (previously rinsed), 1 cup of water and a pinch of salt to a boil. Cover, lower the heat and let simmer for 10 minutes. Turn off the heat and let rest for another 10 minutes. Fluff the quinoa with a fork and reserve. 
2- In an oven proof dish combine the pumpkin, beetroot, chili, thyme, salt and olive oil. Put in a preheated oven at 180°C for about 40 min or until the vegetables are soft.
3- Add the quinoa to the roasted veggies and mix in the lemon juice. Sprinkle with the pumpkin seeds and the feta cheese.

6 comentários:

  1. Tão om receber caixas de legumes biológicos à porta querida.
    É verdade mesmo, só quem os semeia e colhe com amor, os entrega sempre com um sorriso nos lábios e nos deixa, a nós com o mesmo sorriso ao recebê-los.
    Amei esta tua sugestão deliciosa e a combinação é perfeita!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. Que salada deliciosa, adoro os ingredientes e a combinação de sabores que usaste! As abóboras que trazia do quintal dos meus pais já acabaram, mas não consigo resistir a elas sempre que vou ao mercado biológico, hei-de experimentar esta tua sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que cores lindas e vibrantes, uma saladinha reconfortante e deliciosa. E que bem que sabe quando é feita com legumes que nos são entregues de sorriso estampado no rosto. :)
    Adorei a ideia e para mim serviria perfeitamente de refeição principal, e claro, não dispensaria o ovo. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. É tão bom receber legumes maravilhosos à porta de casa!
    Adorei a salada cheia de cores lindas e ingredientes deliciosos, tornando-se num prato reconfortante. Para mim serviria de prato principal!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro a combinação da abóbora com a beterraba e essa quinoa aí envolvida dá memso vontade de ir para a cozinha preparar um pratinho destes! :) E que bom uma caixinha cheia de coisas boas entregues à porta, é o melhor que há :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Uma salada perfeita, as cores combinam tão bem!
    Essa caixinha de legumes não podia ter destino melhor :)
    bj
    sara

    ResponderEliminar

AddThis