claim

salada de beringela • Eggplant salad

terça-feira, junho 23, 2015
{scroll down for English version}
Com a chegada da nova estação chegam também desejos de pratos leves e coloridos, jantares al fresco que se prolongam pela noite embalados pelas conversas e pelo cheiro a maresia. Aos ingredientes que nos fazem lembrar outras casas juntam-se outros com sabores próprios do Médio Oriente, numa fusão de culturas e sabores.
À beringela grelhada, com acentuado sabor fumado, acrescentam-se ervas frescas, tomates doces e sementes de romã que trazem pequenas explosões de sabor ácido. Uma mistura perfeita para os olhos e o palato e que acompanha na perfeição com um peixe fresco grelhado.

Ingredientes (serve 4)


4 beringelas médias
2 cebolinhas novas, cortadas em rodelas fininhas
2 dentes de alho finamente picados
sumo de 1 limão (ou mais, a gosto)
sal q.b.
20 tomates cereja, cortados em quartos
1 mão cheia de salsa, finamente picada
1 mão cheia de menta, finamente picada
1 mão cheia de grãos de romã
1 colher de chá de sementes de sésamo
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Como fazer:
1- Picar as beringelas com um garfo. Grelhar na brasa, virando constantemente, até começar a murchar (pode também grelhar as beringelas no forno, usando o grill no máximo). Colocar num coador e deixar arrefecer. Retirar a casca e cortar em pedaços pequenos.
2- Colocar a beringela numa taça e acrescentar as cebolinhas, o alho, o sumo de limão, o sal e os tomates. Envolver tudo cuidadosamente.
3- Salpicar com a salsa, a menta, os grãos de romã, as sementes de sésamo e regar com um fio de azeite. Servir de imediato.



{In English}
With the dawn of the new season we long for bright and refreshing dishes, alfresco dinners filled with the joyful noise of a full table. The ingredients that remind us of other homes combined with gorgeous Middle Eastern flavours make this a warm and bright salad. 
To the smoky grilled eggplant we add fresh herbs, sweet tomatoes and small bursts of sourness brought by the pomegranate seeds. It's a match made in heaven and goes really well with fresh grilled fish.

Ingredients (serves 4)

4 medium eggplants
2 spring onions, thinly sliced
2 cloves garlic, minced
juice of 1 lemon (maybe more, to taste)
salt to taste
20 cherry tomatos, halved
1 handful parsley, finely chopped
1 handful mint, finely chopped
1 handful pomegranate seeds
1 tsp sesame seeds
1 tbsp extra virgin olive oil

How to prepare:
1- Prick the eggplants with a fork and grill on a hot barbecue until they are soft and the skin is blackened (you can do it in the oven, using the grill; you won't get the smoky flavour though). Set aside and let cool. Remove the skin and cut in small chunks.
2- Place it in a bowl and add the spring onions, garlic, lemon juice, salt and cherry tomatoes. Combine gently.
3- Top with the parsley, mint and pomegranate seeds, sesame seeds and drizzle with the olive oil. Serve immediately.



5 comentários:

  1. Adorei esta receita. Saladas com ingredientes inesperados e um bom punhado de ervas a mim faz-me sempre mais do que satisfeita :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que linda esta receita. Sabores frescos e deliciosos, é mesmo o que apetece por estes dias. A beringela ainda não me conquistou, gosto e costumo fazer assada, em conjunto com outros legumes mas só isso. Tenho de experimentar novas receitas e esta é uma delas, pois deve ser óptima para saborear com um prato de carne grelhada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Amei esta tua salada querida e adoro essas beringelas lindas e redondas que aqui são difíceis de arranjar, mas de vez em quando lá aparecem.
    Tudo nesta salada é inspirador e as fotos, um mimo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Só podia sair daqui a sorrir, com esta salada linda e colorida.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Que delicia de ensalada! Se ve riquísima

    Un saludo ^_^

    ResponderEliminar

AddThis