claim

Bolo de cacau • Cocoa cake

terça-feira, dezembro 22, 2015
{Scroll down for English version}
É quase Natal. Acendem-se as luzes coloridas e o som das músicas natalícias saem-nos sem sequer darmos por isso. Planeia-se a ementa da consoada e mesmo longe de Portugal o fiel amigo continua a ser o rei da mesa. Não faltará o bolo rei (ou rainha, mais da nossa preferência), nem as rabanadas, nem o mulled wine, um vinho quente com especiarias. A mesa compõe-se das tradições e sabores de sempre a par com gostos nascidos da convivência com outros costumes. Aos momentos de partilha à mesa juntam-se os de reflexão e celebração de uma das mais bonitas datas do calendário cristão. E em família desenham-se desejos de prolongar por todo ano a partilha do amor que recebemos de Deus (João 3:16).
Os mais pequenos dizem que Natal rima com chocolate e assim junta-se aos doces habituais um bolo de cacau com uma cobertura de mascarpone. Os rebentos de alecrim e os arandos vermelhos vestem-no com o ar natalício exigido pela quadra.

Receita adaptada: Grande Livro da Cozinha Internacional, Selecções do Reader's Digest
Ingredientes:
3 gemas e 3 claras
200g de açúcar
50ml de óleo vegetal
80ml de água
100g de farinha
25g de cacau em pó
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal

Recheio e cobertura
200ml de natas
300g de queijo mascarpone
6 colheres de sopa de açúcar em pó

Como fazer:
1. Bater as claras em castelo bem firme. A pouco e pouco juntar 50g de açúcar, batendo novamente em castelo.
2. Bater as gemas com o óleo e a água. Peneirar a farinha com o cacau, o fermento e o sal e misturar o restante açúcar. Fazer um buraco no centro e deitar o preparado das gemas. Bater bem durante 3 minutos.
3. Juntar as claras, envolvendo com uma colher de metal.
4. Dividir a massa por duas formas de 20cm, previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levar ao forno a 180°C durante 45 min. Deixar descansar na forma durante 10 minutos e depois deixar arrefecer por completo em cima de uma grelha.
5. Para o recheio, bater as natas até ficarem firmes. Misturar o queijo mascarpone com o açúcar em pó e de seguida envolver as natas. Rechear e cobrir o bolo com esta mistura.

Tenham um Natal muito feliz!

{Recipe In English}

Ingredients:
3 eggs separated
200g sugar
50ml canola oil
80ml water
100g all purpose flour
25g powdered cocoa
1/4 tsp baking powder
1/4 tsp salt

Frosting
200ml cream
300g mascarpone cheese
6 confectioners' sugar, sifted

Directions:
1. Whisk the egg whites until stiff. Add 50g of sugar and whisk again.
2. Whisk the egg yolks with the oil and water. In a separate big bowl sift the flour, cocoa, baking powder and salt together. Add the remaining sugar. Make a hole in the middle and add the egg yolk mixture. Beat at a medium speed for 3 minutes.
3. Fold in the egg whites using a metal spoon.
4. Divide the batter between two 20cm pans, greased with butter and dusted with flour. Bake in a pre heated oven at 180°C for 45 min. Let it cool in the pan for 10 min and then unto a rack until completely cool.
5. For the frosting, whisk the cream until stiff peaks form. Whisk together mascarpone and sugar in a bowl until smooth. Fold whipped cream into mascarpone mixture. Use immediately.

Wishing you a very Merry Christmas!



1 comentário:

AddThis