Cenouras assadas com pesto • Roasted carrots with pesto

quinta-feira, abril 14, 2016
{Scroll down for English version}
Hoje colhemos o que aqui há uns tempos semeamos. Ideia nascida de uma tarde sem planos, duas crianças ansiosas por experimentar coisas novas e um pai que (quase) sempre acha que as sugestões deles são geniais. De repente semear vegetais tornou-se num projecto com direito a planeamento e tudo. Enquanto elaboram eu viajo no tempo e passeio pela horta da minha avó, rectângulos perfeitamente desenhados que guardam um arco íris vibrante: tomates, feijão verde, alface, cenouras... cheira a verde e a terra molhada. Também gostei da ideia afinal.
Compram-se sementes, vasos (sim, porque moramos num apartamento), terra e a avó Maria lá vai ajudando naquilo que lhe é permitido. Algum tempo depois (e quase tanta terra no chão como nos vasos) temos o nosso jardim de vegetais e ervas aromáticas. A expressão do mais pequeno não esconde a tristeza de olhar para vasos apenas com terra. A irmã explica que temos de esperar, mas este conceito revela-se quase uma tortura nos tempos que se seguem.
Hoje, finalmente lá colhemos algumas das cenouras. Não são mais do que uma mão cheia e têm como destino o forno. As ramas fazem um pesto doce e servem para envolver as cenouras e acompanhar um fusilli.

Receita adaptada daqui
Ingredientes (serve 2}
Para o pesto:
1 chávena de rama de cenoura
6 folhas de manjericão
1/8 de chávena de nozes ligeiramente tostadas
10gr de queijo parmesão ralado
1 dente de alho pequeno
sal grosso qb
pimenta preta qb
100ml de azeite

Para as cenouras:
20 cenouras baby
1 colher de sopa de azeite
sal grosso qb
sumo de meio limão
200gr de fusilli (para servir)
1 colher de sopa de rama de cenoura picada

Como fazer:
1. Para o pesto, num robot de cozinha misturar todos os ingredientes num robot de cozinha, excepto o azeite. Triturar durante alguns segundos e depois com a velocidade no mínimo ir adicionando o azeite em fio. Verificar os temperos.
2. Colocar as cenouras num tabuleiro de forno forrado com papel, temperar com sal e regar com o azeite. Levar ao forno pré aquecido a 180°C durante 20 min (ou até estarem macias e alouradas).
3. Entretanto, cozer o fusilli de acordo com as instruções da embalagem. Misturar 3/4 do pesto com o fusilli, e adicionar o restante às cenouras assadas envolvendo com cuidado. Colocar as cenouras por cima do fusilli,  regar com o sumo de limão e salpicar com a rama de cenoura.

{Recipe in English}
Recipe adapted from here
Ingredients (serves 2):
For the pesto:
1 cup carrot tops
6 leaves basil
1/8 cup walnuts, toasted
10gr parmesan cheese, grated
1 small garlic clove
sea salt, to taste
black pepper, to taste
100ml virgin olive oil

For the carrots:
20 baby carrots
1 tbsp olive oil
sea salt, to taste
juice of 1/2 lemon
200gr fusilli (to serve)
1 tbsp carrot tops, finely chopped

Directions:
1. To prepare the pesto, combine all the ingredients (except the olive oil) in a food processor. Pulse for a few seconds and then using minimum speed add the oil in a thin stream. Taste and adjust seasoning.
2. Place the carrots in a lined oven tray, sprinkle with salt and drizzle the olive oil. Cook in the pre heated oven at 180°C for about 20 min (or until they are soft and golden).
3. Meanwhile, cook the fusilli accordingly to the package instructions. Mix 3/4 of the pesto with the fusilli, and add the remaining to the roasted carrots tossing gently. Place the carrots on top of fusilli, drizzle with the lemon juice and sprinkle with the carrot tops.

3 comentários:

  1. Que horta linda :)
    Tb comecei recentemente a minha horta na varanda e já lhe tenho um carinho enorme. Fico feliz por ver os teus filhotes tão entusiasmados :D
    E o pesto da rama de cenoura? Absolutamente genial!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei essas cenouras!! Como fez para as conseguir gerar em casa?

    ResponderEliminar

AddThis